Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

REQUERIMENTO 0865/2023

Requeiro à Mesa, nos termos regimentais, ouvido o Plenário, que seja inserido em Ata, Votos de Congratulações à Comunidade Nossa Senhora das Neves, no Bairro do Pacova, Distrito da Areia Branca, Itapeva.

JUSTIFICATIVA

Comunidade Nossa Senhora das Neves, Bairro do Pacova, Itapeva-SP. Era o ano de 1.905 na então capelinha dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, localizada na propriedade do Sr. Pedro Fogaça de Almeida e Sra. Enriqueta Sotero de Souza, iniciaram -se os primeiros movimentos de Fé e devoção daquele povo, que se reuniam para a reza do terço, para as Santas Missas que ali eram celebradas em latim anualmente, assim como, os sacramentos do Batismo e matrimônio que ali foram celebrados. Por volta do ano de 1.927 com o crescimento da fé católica daquele lugar, fora edificada uma capela, numa área centralizada do bairro, ainda singela edificada em madeira, em honra a Nossa Senhora das Neves, isso foi possível graças a doação do atual terreno da comunidade, feita pelo Sr. Manoel Lopes e família. Segundo relatos o nome da padroeira se deu ao fato da devoção por parte das famílias, bem como, dos diversos milagres pela intercessão de Nossa Senhora das Neves, assim como, da devoção ligada com as festividades de Iguape-SP a Nossa Senhora das Neves e ao Senhor Bom Jesus. Ao passar dos anos com as bênçãos de Deus sob o patrocínio de Nossa Senhora das Neves, aquele povo se uniu e construiu a atual capela da comunidade, iniciada em 1.958 e concluída em 1.961, edificado em alvenaria, com riqueza nos detalhes e símbolos, criados pelo saudoso Pedro Meira, um senhor de muita fé e simplicidade com a ajuda de seus filhos Joaquim Raimundo e José Raimundo. Dentre as muitas graças alcançadas pelas intercessões de Nossa Senhora das Neves, foi a criação de mais duas comunidades em seu arredor, que por muitos anos ali participaram. São elas: Comunidade Santo Elias do Espigão do Pacova que este ano completou 42 anos de sua existência e a comunidade São Joaquim do bairro das Formigas que completou seus 23 anos de sua criação. No dia 05 de agosto festa da padroeira no ano de 2014 foi lançada a pedra fundamental pelo então Pároco Monsenhor José Aparecido Cravo da Costa junto da Comunidade esperançosa e no ano de 2017 com a necessidade de um maior espaço para bem celebrar o culto sagrado e acolher os devotos, iniciou-se a construção da nova igreja. A atual igreja está na fase de seu acabamento, onde a Comunidade vem trabalhando em prol aos vitrais. Atualmente a Comunidade se reúne todos os domingos às 18h00 para a Santa Missa no novo espaço ainda em construção, assim como, tem sua Catequese todos os domingos às 16h00, bem como, os movimentos marianos terço dos Homens e das Mulheres e terço da Misericórdia de segunda a sexta-feira.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 12 de dezembro de 2023.

JULIO ATAÍDE

VEREADOR - PP