Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra
Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa
MENSAGEM
Excelentíssimos Senhores Presidentes das Comissões Permanentes,
Excelentíssimos Senhores Vereadores,
A obrigatoriedade da execução semanal do Hino Nacional nas escolas públicas e privadas já é prevista em Legislação Federal- Lei Federal nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, alterada pela Lei nº 12.031, de 21 de setembro de 2009 e na Lei Municipal de Itapeva n° 4.009/2017. Porém, ainda pouco se conhece de nosso Hino Municipal, muito em razão da não aplicação efetiva da lei municipal supracitada.
Os símbolos municipais são insígnias que representam a identidade de um município, suas tradições, arte, religião, costumes, política, administrativa e econômica.
A execução do hino nos eventos oficiais e nas escolas fortificará a identidade, cultura e valores da comunidade e do povo de Itapeva e ampliará seu conhecimento e divulgação, para além do ambiente escolar.
PROJETO DE LEI 0052/2025
Autoria: Ronaldo Coquinho
Determina a obrigatoriedade da execução do Hino Municipal de Itapeva em eventos oficiais.
A Câmara Municipal de Itapeva, Estado de São Paulo, APROVA o seguinte PROJETO DE LEI:
Art. 1º O Hino Municipal de Itapeva, instituído por força da Lei n° 2186 de 2 de agosto de 2004, deverá ser executado em todos os eventos oficiais do Município de Itapeva.
Parágrafo único. O Hino Municipal a ser reproduzido conforme o caput deste artigo é composto da letra indicada no Anexo I desta Lei.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação
Palácio Vereador Euclides Modenezi, 2 de abril de 2025.
RONALDO COQUINHO
VEREADOR - PL
ANEXO I
Hino de Itapeva Letra: Aparício de Barros Melodia: Aparício de Barros
A cidade de Itapeva é o berço onde nasci. É minha terra natal, onde sempre eu vivi Vivo nela bem feliz muito unido, junto aos meus. Pois é ela, Terra Santa abençoada por Deus.
Itapeva das campinas e dos seus lindos trigais. Bem me lembro da Faxina e seus vultos imortais. Itapeva tão querida, dos minérios. Capital. Há pureza em suas minas, verdadeiro manancial.
Ó cidade! Nossos bravos, nossos Brados, nossos “ais”, Não recuam ante a luta. Buscam “luz”, encontram paz. Nossa história, nossa gente, “Pedra Chata”, verdes matas… Itapeva da Faxina, das riquezas minerais.
Nessa terra eu brinco e canto como os pássaros no ar. Para mim, ela é tão grande que mal posso calcular. Filhos vossos destemidos dão as mãos em oração. E esta canção encerra toda a nossa gratidão.
|