Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra
Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa
MENSAGEM
Excelentíssimos Senhores Presidentes das Comissões Permanentes,
Excelentíssimos Senhores Vereadores,
João Vieira dos Santos, nascido no Bairro do Pacova deste município de Itapeva/SP, conhecido por todos como “João Vieira”, filho de Zeferino Vieira dos Santos e Silvina Vieira de Barros, viveu de 01/03/1931 a 15/07/2025, com noventa e quatro anos.
João Vieira se casou no dia 15/04/1953 com Zemar de Barros Santos (nascida no município de Buri/SP). Foi Católico Apostólico Romano. Homem simples, forjado no cheiro da terra, cultivando-a, criando porcos, gado de corte e leiteiro, além de galinhas que enchiam seu terreiro. Alimentação farta para seus familiares.
O casal teve dez filhos: João Batista Vieira de Barros, Maria Terezinha Vieira dos Santos, José Benedito Vieira de Barros, Eliana Márcia Vieira de Barros Siqueira, Antonio Valdeci Vieira de Barros, Escolástica Vieira de Barros Almeida, Diclei Vieira de Barros, Dicleia Vieira de Barros, Luciano de Barros Santos e Adriano Almeida Santos. Além de netos, bisnetos e tataranetos.
João Vieira dos Santos, se preocupava com a educação de seus filhos e filhos de seus vizinhos, tanto que conseguiu autorização para implantar uma escola isolada ao lado da sede de sua fazenda.
João Vieira dos Santos, foi arrojado e sempre visionário, pois iniciou sua vida adulta, cultivando em pequenas porções de terras, e com sua perspicácia, progrediu muito, tanto que conseguiu somar as porções de terra, chegando a somar setenta alqueires.
Foi um homem arrojado no trabalho no campo. Nos finais de semana jogava futebol com os amigos, caçava e pescava. E periodicamente participava de romarias rumo às cidades de Iguape e Aparecida, onde a devoção e as amizades eram potencializadas sobremaneira.
Em finais normais de semana, tendo em vista sua aljava cheia de filhos, qualquer reunião familiar aglutinava mais de sessenta pessoas, onde o sorriso de anfitrião carinhoso era sua marca registrada.
Foi um empreendedor, sendo fino no trato e relações sociais, e com respeitabilidade, tratava com autoridades e também com a população trabalhadora, pois, nunca teve dificuldades em contratar trabalhadores, dado o respeito e carinho absoluto que tratava os obreiros.
Quando rememoramos João Vieira, a palavra objetiva é “respeito e admiração”.
PROJETO DE LEI 0140/2025
Autoria: Júlio Ataíde
Dispõe sobre denominação de Estrada Municipal João Vieira Dos Santos (João Vieira), a estrada que inicia na Vicinal Espiridião Lúcio Martins, na entrada do Bairro dos Vieiras e concluí no Bairro Espigão do Pacova (Distrito da Areia Branca).
A Câmara Municipal de Itapeva, Estado de São Paulo, APROVA o seguinte PROJETO DE LEI:
Art. 1º Passa a denominar-se Estrada Municipal João Vieira Dos Santos, a estrada que inicia na Vicinal Espiridião Lúcio Martins, na entrada do Bairro dos Vieiras e concluí no Bairro Espigão do Pacova, (Distrito Areia Branca).
Art. 2º Essa Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Palácio Vereador Euclides Modenezi, 26 de agosto de 2025.
JÚLIO ATAÍDE
VEREADOR - PL