Ordem do dia: Câmara vota mudança na Lei Orgânica para garantir pagamentos dos pisos salariais

Publicado em 25/07/2024 10:46
A Câmara de Itapeva inicia nesta quinta-feira (25) a votação de um Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal que pode reforçar a obrigação dos pagamentos dos pisos salariais federais aos servidores do Município. Para ser aprovada, a pauta, de autoria do vereador Celinho Engue (PDT), precisa ser aprovada em dois turnos, por 2/3 dos vereadores (10).

Assim, a votação em 1º turno acontece nesta noite. Em caso de aprovação, a votação em 2º turno precisa de um intervalo de 10 dias, ou seja, só a pauta pode voltar à ordem do dia a partir da sessão de 5 de agosto.

A propositura insere o artigo 115-A na Lei Orgânica. Esse texto afirma: “É garantido aos servidores públicos municipais (...) o piso salarial definido por lei federal específica para a categoria profissional correspondente, quando houver”. O artigo abrange todos os servidores, independentemente do tipo de vínculo com o Município.

Mais pautas

Outro tópico em votação é um projeto de lei de autoria do Prefeito Dr. Mario Tassinari, alterando a lei que define as regras para a permuta, o uso de bens imóveis para quitação de dívidas com o Município. Esse projeto depende de aprovação em dois turnos por maioria simples, o que também acontece com os dois projetos que serão votados sobre denominação de espaços públicos no Município.

O primeiro, de autoria do presidente Roberto Comeron (PP), trata de uma área no Loteamento Vem Viver que passaria a se chamar Praça Antônio Laragnoit de Oliveira. O outro, do vereador Robson Leite (União) propõe o nome Rua Pedro Manfio a uma via no Bairro de Cima.

A pauta ainda prevê dois votos de congratulações, de autoria dos vereadores Robson Leite (União) e Débora Marcondes (PSDB), respectivamente, aos empresários José Eduardo de Oliveira e Lilian Andrade de Carvalho Oliveira, pela inauguração da Nobre Confeitaria; e aos responsáveis pela limpeza e pela copa na Câmara Municipal, pelo trabalho.

A noite na Câmara também prevê a primeira leitura (ainda sem votação) de mais um projeto de lei, três requerimentos e duas indicações. Essa programação ainda pode sofrer alteração antes do início da sessão.

A 47ª Sessão Legislativa de 2024 acontece às 20h desta quinta-feira (25), no plenário do Palácio Vereador Euclides Modenezi, na Avenida Vaticano, 1135, Jardim Europa. O encontro é aberto ao público e tem transmissão através do Facebook da Câmara.