“Itapeva já é uma cidade turística”: Potencial turístico de Itapeva entra em debate na Câmara

Publicado em 21/08/2024 13:48
Os rumos do turismo em Itapeva foram motivo de debate em uma reunião na Câmara nesta terça-feira (20). A comissão de legislação recebeu representantes da secretaria para tratar do projeto de lei 122, que reforma o plano diretor de desenvolvimento turístico de Itapeva (PDTur), atualizando o documento de 2017.

O plano diretor é um documento de mais 300 páginas que apresenta e detalha todos os pontos do potencial turístico do município, traçando diretrizes para serem seguidas nos próximos anos de forma a valorizar esse potencial. Além disso, ele apresentar uma série de estatísticas e lista pontos de interesse de Itapeva, como hotéis, restaurantes, hospitais e atrações turísticas. O projeto foi aprovado na comissão e vai seguir para votação em Plenário.

A reunião desta terça contou com o secretário de cultura e turismo, Carlos Alberto Ferrari, e com o coordenador de turismo de Itapeva, José Luiz Resende, que explicou o projeto. “O plano diretor de turismo tem como eixo a geração de emprego e renda, a visibilidade, a mobilidade e a infraestrutura. Itapeva recebe diariamente de 2 a 3 mil visitantes. Nós temos os melhores restaurantes, os melhores profissionais na medicina, na odontologia”.

Na visão do coordenador, “Itapeva já é uma cidade turística”, com as principais forças estando no turismo de comércio e de saúde. O município, inclusive, possui o título de Município de Interesse Turístico, concedido pelo Governo de São Paulo. Esse status garante um recurso de R$ 640 mil para aplicação em infraestrutura na cidade.

A atualização do plano diretor era essencial para a manutenção desse título, como explicou Carlos Alberto. “No dia 30 de junho, nós tínhamos que terminar o ranqueamento do município, uma espécie de campeonato paulista de cidades. Daí, oito entram no interesse turístico e oito saem. Se nós não entregássemos esse ranqueamento até o dia 30, junto a uma minuta do plano diretor revisado, a gente correria risco de, digamos assim, ser rebaixados”

Mais pautas

Além disso, a reunião ainda teve a presença de representantes da categoria de operadores de trator, que explicaram sua demanda pela aprovação do projeto de decreto legislativo 26, que revoga um decreto da Prefeitura, que declarou esse cargo desnecessário, já que o município não possui esse tipo de máquina atualmente.

O projeto foi aprovado na comissão e segue para votação em Plenário, assim como uma emenda ao projeto de lei do silêncio que também corre na casa. Moradores do condomínio Montserrat participaram da reunião e apresentaram críticas à essa matéria aprovada e à omissão da fiscalização municipal sobre a questão.

Também foram debatidas outras seis proposituras. Foram aprovados os projetos de lei 123 (muda a secretaria responsável pelo programa Vida) e 125 (exige registros fotográficos nos serviços executados pelo município) e o projeto de decreto legislativo 26 (retira a desnecessidade dos operadores de trator de estreia em Itapeva).

A íntegra da transmissão da reunião da Comissão de Legislação, Justiça, Redação e Legislação Participativa está disponível através do Facebook da Câmara. O dia também reserva reuniões das comissões de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos e de Direitos Difusos, Coletivos e Proteção Animal.

Foto: Secretaria de Turismo e Viagens/SP