Câmara disponibiliza plataforma com resultados da eleição por local de votação

Números disponibilizados pelo TSE estão em plataforma intuitiva

Publicado em 14/10/2024 11:45
Itapeva já sabe quem serão a nova prefeita e os futuros vereadores, mas o detalhamento sobre os resultados em cada local de votação não é tão simples de encontrar. Ou, ao menos, não era. Nesta segunda (14), a Câmara Municipal de Itapeva lançou uma plataforma com todos os resultados detalhados do pleito da semana passada na cidade. Acesse clicando aqui.

No portal, os eleitores podem conferir o total de votos de cada candidato a prefeito e vereador, além dos votos de legenda. Também é possível ver o desempenho geral de cada partido na disputa pela Câmara e os resultados de cada vereador detalhado por seção e local de votação. Os resultados gerais de cada local de votação também estão disponíveis na plataforma.

O acesso à plataforma é gratuito e livre para todas as pessoas, que podem, inclusive, comparar os resultados deste ano com o da eleição anterior, em 2020, quando o setor de informática da Câmara forneceu a mesma plataforma. A daquele ano está disponível clicando aqui.

Os números da eleição 2024

Os desempenhos dos candidatos variaram bastante de acordo com cada zona eleitoral. Uma curiosidade que fica clara por meio da plataforma está na disputa pela Prefeitura, com todos os candidatos tendo vitória em pelo menos uma das zonas eleitorais.

Prefeita eleita, Coronel Duch (MDB) foi a mais votada em todas as 10 maiores zonas eleitorais da cidade e ainda venceu em outras 12. Jé (PL) levou a melhor em 11 zonas eleitorais; Vanessa Guari (Republicanos), em três; e Lucinha Schreiner (União), em apenas uma, no bairro do Jaó, justamente na menor zona eleitoral de Itapeva.

Na disputa pela Câmara, o nome mais votado foi Dr. Marcelo Poli (PL), com a maior votação em 10 zonas eleitorais, inclusive na maior, que fica no Jardim Ferrari. Áurea Rosa (PP) e Júlio Ataíde (PL), com três; Vanderlei Pacheco (Avante) e Lucinha Woolck do Aquiles (MDB), com duas; e Saulo Leiteiro (Solidariedade), Júnio Guari (Republicanos) e Ronaldo Coquinho (PL), com uma cada, também contaram com a maior votação de uma zona para garantirem a eleição.

Enquanto isso, outros nomes também foram os mais votados em algumas seções, mas não juntaram votos suficientes na cidade para garantir um assento na Câmara para 2025. Foram eles Zito (PP), em quatro; Marco Bala (Solidariedade), Zulmira da Santa Maria (Avante), Hamilton Santos (Novo), Del de Barros (Avante), Tatá (PDT), Ceia Pedreira (Avante), Preto da Agrovila (PT), Vera Bairro das Pedras (MDB), Silvio Rezende (PRD) e Márcia Jaó (PDT).