Câmara inicia aprovação de projeto de lei para crédito adicional especial para APMs

PL ainda depende de aprovação em 2º turno, antes de seguir para sanção do prefeito

Publicado em 17/10/2024 21:35
A Câmara de Itapeva aprovou em 1º turno o projeto de lei 148, que prevê abertura de crédito adicional especial no orçamento para criar repasses às Associações de Pais e Mestres (APMs) do Município. Esse projeto ainda depende de aprovação em 2º turno e deve voltar à votação na próxima segunda-feira (21).

A abertura de crédito adicional especial é uma espécie de realocação no orçamento previsto para o Município neste ano. Assim, o projeto prevê a retirada de R$ 169.879,37 que estavam destinados a Secretaria de Educação e R$ 5.000 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para serem destinados a essas associações, que trabalham diretamente com as escolas de Itapeva.

O projeto foi apresentado pelo prefeito Dr. Mario Tassinari, a partir de pedidos apresentados por nove vereadores diferentes, solicitando alterações em suas emendas impositivas e as destinando às APMs, uma vez que essas associações possuem uma maior liberdade para a aplicação dos recursos nas escolas.

A principal diferença entre o valor que iria para a Secretaria de Educação e o que vai para as associações está na aplicação. Antes, esse dinheiro tinha um direcionamento específico. O que era previsto para gasto em obras e instalações não poderia ser usado para equipamentos e material permanente, e vice-versa, por exemplo. Agora, qualificado como auxílio às APMs, há maior flexibilidade na aplicação desse recurso.

Também foi aprovada uma moção apresentada pelo vereador Gabriel Maciel (Pode) de apelo ao prefeito para que a feira livre dos sábados volte a ser realizada na Praça de Eventos Zico Campolim.

“Percebi uma comoção muito grande da população com o tema. É um anseio que não diz só sobre quem trabalha na feira, mas a população, os consumidores também têm esse pedido”, afirmou o vereador.

Além dessas votações, a noite ainda teve o uso da Tribuna do Povo pelo cidadão Denis Gomes, que tratou de assuntos relacionados a obras, calçamento e alagamentos na cidade.

A íntegra da 70ª Sessão Legislativa de 2024 da Câmara Municipal de Itapeva está disponível através do Facebook da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da segunda-feira (21).