Tribuna do Povo: Alagamentos na Vila São Miguel e desníveis após obras da Sabesp entram em debate na Câmara

Cidadão Denis Gomes apresentou críticas sobre questões da urbanização de Itapeva

Publicado em 18/10/2024 11:51
A sessão desta quinta-feira (17) teve mais um uso da Tribuna do Povo pela população de Itapeva. O cidadão Denis Gomes, morador da Vila São Miguel, falou aos vereadores sobre a situação de estruturas urbanas na cidade, com buracos e calçamentos desnivelados após obras da Sabesp, alagamentos no seu bairro após chuvas na cidade e a impermeabilização de trechos urbanos.

“Está dando problema para todo mundo. O que vocês fazem para corrigir? Quem é responsável por ir lá, verificar, entrar em contato com a Sabesp, com o Ministério Público. Os vereadores precisam mostrar essas informações, a população precisa saber quem é o responsável. A gente manda ofício, mas e aí? Vai ficar esperando? Está faltando resposta”, criticou o cidadão.

Após sua fala, vários vereadores o parabenizaram pelo posicionamento de apresentar as demandas do seu bairro e da cidade e buscar participar ativamente da democracia de Itapeva. Assim, eles se comprometeram a olhar para esse problema, mas lembraram que isso depende muito mais de atitudes da Prefeitura que dos vereadores, como lembrou Tarzan (PP).

“Itapeva é uma cidade antiga, não foi planejada, há problemas históricos, mas planejamento às vezes é um palavrão. O Saulo (Leiteiro, vereador) já trouxe ideias para resolver o problema do alagamento, mas não avança. Não tem fiscalização para cobrar a aplicação do Código de Posturas. Precisamos de mais cidadãos como você, que vem aqui para cobrar. O Legislativo não executa, a gente cobra. É cobrar esse planejamento e uma política de zeladoria urbana”.

Os vereadores Débora Marcondes (PSDB) e Marinho Nishiyama (Novo) lembraram de ofícios que foram enviados à Prefeitura para tentar entender o que estava sendo feito para solucionar alguns desses problemas, mas lamentaram que ainda não se tenha resolvido. “O Legislativo cobra e aguarda que o Executivo cumpra as demandas que são levadas a ele, mas infelizmente não foi o caso para solucionar os problemas na Vila São Miguel”, afirmou Marinho.

Reforçando a preocupação sobre o estado da Rua Emílio Ferrari, o vereador Laércio Lopes (PL) convidou o cidadão para participar mais ativamente da luta por essas melhorias. “Quando você fala de impermeabilidade do solo, de como é feito em um bairro e não em outro, deixo aberto um convite para você participar dos conselhos de Meio-Ambiente e da Secretaria de Obras, que trata da questão de urbanização e das regras de novos loteamentos, de reformas de locais antigos. Nós temos uma cidade antiga, toda impermeabilizada e a água vai correr para onde?”

O vereador Gabriel Maciel também sugeriu que as denúncias relacionadas a problemas de responsabilidade de Sabesp fossem apresentadas pelo cidadão também à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp). “Quando falamos de Sabesp, é importante apresentarmos denúncia na ouvidoria da Arsesp, que é a agência reguladora do setor. Eu já tive problemas com a Sabesp que quando apresentei a denúncia à Arsesp, rapidamente foi solucionado, porque é um órgão regulador atuando”.

Além da Tribuna do Povo, a noite ainda teve duas votações, com a aprovação em primeiro turno de uma abertura de crédito especial adicional para as APMs e de uma moção de apelo para que a feira livre dos sábados volte a ser realizada na Praça de Eventos Zico Campolim.

A íntegra da 70ª Sessão Legislativa de 2024 da Câmara Municipal de Itapeva está disponível através do Facebook da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da segunda-feira (21).