A entidade, que atende 255 crianças e adolescentes com ensino de futebol e futsal, surgiu em 2011. Hoje, os atendimentos acontecem em cinco polos espalhados por Itapeva: quadra da Associação Sabesp, campo da Adeco e quadra da Morada do Bosque, campo e quadra da escola da Agrovila, quadra aberta do Jardim Bela Vista e quadra aberta da Vila dos Comerciários.
Segundo Fabio, o planejamento para 2025 prioriza a ampliação dessa rede de atendimento. “A gente pretende começar a atender um sexto polo no próximo ano, aumentar o número de professores para atender todos e aumentar o número de treinos, já que o total de crianças e adolescentes vem crescendo a cada ano”.
Fabio ainda projetou outra melhora do trabalho da entidade para 2025. Hoje, eles não têm capacidade financeira para participar de torneios fora de Itapeva, mas já preveem recursos específicos para isso no próximo ano. “Fomos convidados para campeonatos regionais, mas como a gente poderia levar eles? Então, neste ano, aumentamos a meta para atender eles e poder levá-los para participar desses campeonatos regionais em torno do município”.
Com tudo isso, eles projetam um crescimento no orçamento da organização para 2025. Hoje, esse valor está orçado em R$ 127 mil e pode subir para R$ 181,2 mil no próximo ano, caso se concretize toda essa ampliação. Esse valor se divide entre custos com coordenação e professores e com a compra de equipamentos.
Ele também destacou a qualificação dos profissionais e o trabalho focado na construção social dos alunos. “Todos os profissionais que trabalham com o Fut Social são pessoas formadas, especialistas na área. Não tem ninguém que não esteja formado ou estudando educação física, fazemos questão de ter uma especialização para passar o melhor para os nossos jovens. Nossa missão é proporcionar aos alunos, por meio do futebol, experiências e conhecimentos para que possam se tornar bons esportistas e boas pessoas. O respeito é a nossa regra número um”.
Alguns vereadores se comprometeram a destinar parte de suas emendas impositivas para o grupo, como Débora Marcondes (PSDB), Júlio Ataíde (PL) e Gabriel Maciel (Pode), que reforçou a importância do trabalho social a partir do esporte.
“O futebol pode transformar e colaborar não só na questão desportiva, mas na formação de caráter, na formação de pessoas, na vida de alguém. O trabalho de vocês é muito importante e eu acredito no esporte, que faz a diferença, promove saúde, bem-estar e ensinamentos para a vida toda”.
O vereador Laércio Lopes (PL) também elogiou o trabalho do grupo. “Eu parabenizo pelo trabalho social que vocês têm feito lá, de orientação, ensinando princípios, valores, principalmente em comunidades que requerem uma atenção tão especial. Eu vejo que hoje é uma prestação de contas, mas não podemos deixar de parabenizar esse brilhante trabalho, do qual sou testemunha”.
A 73ª Sessão Legislativa
Além da Tribuna do Povo, a noite ainda teve a aprovação da criação de uma brigada de incêndio em Itapeva e a audiência pública para apresentação e debate da Lei Orçamentária Anual (LOA), que vai reger as contas do Município em 2025.A íntegra da 73ª Sessão Legislativa de 2024 da Câmara Municipal de Itapeva está disponível através do Facebook da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da segunda-feira (4).