A programação da semana envolveu quatro eventos, que contaram com a presença de servidores efetivos, estagiários, aprendizes, terceirizados, assessores e vereadores. Na terça-feira, todos foram convidados para um café da manhã e puderam assistir a uma palestra com a psicanalista Claudia de la Rua, que falou sobre comunicação emocional.
No dia seguinte, foi a vez do pastor Arnildo Klumb, da Igreja Presbiteriana Central de Itapeva, apresentar uma palestra sobre desenvolvimento pessoal. Por fim, na sexta, os servidores puderam assistir a uma apresentação da Banda Filarmônica Jovem da Associação para Desenvolvimento Educacional e Social do Adolescente de Itapeva (Adesai).
O presidente da Câmara, José Roberto Comeron (PP), explicou a realização da semana. “Aproveitamos o dia do servidor público e resolvemos fazer algumas atividades. Primeiro, pelo reconhecimento do trabalho dos funcionários, que é muito importante para o bem desta casa de leis, está tudo em ordem por causa dos servidores. E, também, além do reconhecimento, para ter uma confraternização entre os nossos colaboradores. Então, foi uma semana gostosa”.
Dia do servidor público
A comemoração do dia do servidor público foi instituída em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, ainda como dia do funcionário público. A mudança de nome só veio em 1990, quando o termo servidor público passou a ser adotado, por meio do regime jurídico único dos servidores públicos federais.A data escolhida foi 28 de outubro em referência à criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, sete anos antes, já durante o Governo Vargas. O órgão acabou extinto dois anos depois, em 1938, mas ficou registrado como um marco do funcionalismo público no país, cuja história começara ainda com a chegada da família real ao Brasil, em 1808.