Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Mesa Diretora faz análise positiva do trabalho da Câmara no quadriênio e mostra otimismo com próxima Legislatura

Roberto Comeron e Laércio Lopes falaram sobre os últimos e os próximos quatro anos do Legislativo

Por Vítor Aguiar

Publicado em 31/12/2024 07:06
Chegamos ao último dia de 2024 e, também, da atual formação da Câmara de Itapeva. A partir desta quarta (1º), uma nova composição tomará posse, assumindo o Legislativo Municipal pelos próximos quatro anos. Ao fim do mandato, os representantes da Mesa Diretora da Câmara, fizeram um balanço da gestão e mostraram otimismo para a próxima legislatura.

Presidente da Casa, Roberto Comeron (PP) destacou as contas da Câmara na gestão, que devolveu R$ 18,55 milhões aos cofres da Prefeitura ao longo dos quatro anos. “Nossa economia foi muito rígida. Acho que nunca aconteceu isso na história de Itapeva. Devolvermos quase R$ 19 milhões ao longo dos quatro anos. Isso é mais que o orçamento de muitas Prefeituras. Economizamos muito dinheiro e, ainda assim, modernizamos nossa estrutura”.

Assim, ele destacou algumas dessas melhorias que foram conquistadas para a Câmara no período. “Melhoramos a equipe, que já era muito boa, mas reforçamos, fazendo um concurso e trazendo pessoas de qualidade para o Legislativo. Colocamos um telão novo, melhoramos a estrutura de som, deixamos carros novos à disposição dos vereadores, com um carro próprio para a Zona Rural, criamos uma sala de informática para o uso da população, além da melhoria do salário dos servidores”, apontou Comeron.

Esse trabalho de gestão, porém, não é feito apenas pelo presidente, como explicou o vice-presidente da Casa, Laércio Lopes (PL). “A mesa tem essa função importantíssima, nós damos suporte para o presidente tomar suas decisões. Temos muito claro esses quatro anos de uma gestão austera, transparente, democrática. Existem grandes desafios para a cidade, muitos problemas para serem tratados e discutidos, mas deixamos um legado de trabalho, dedicação e amor à nossa cidade”.

O presidente também destacou esse legado. “Faltam coisas para melhorar, óbvio, perfeito não existe. Mas, ao longo dos quatro anos, tivemos uma paz, uma gestão tranquila, dialogamos, conversamos, de forma democrática. Não seguramos nenhum projeto, não atrapalhamos o funcionamento do Poder Executivo, nem do Legislativo. Muitas vezes, um presidente segura um projeto, tem essa prerrogativa, mas nós mantivemos um bom andamento”.

O quadriênio 2025-2028

A partir dessa visão, Roberto Comeron também deu algumas dicas para o próximo chefe do Legislativo. “A porta do gabinete tem sempre que estar aberta para ouvir os servidores. Não pode ser autoritário, isso não cabe mais. Tem que ter um diálogo democrático, abrir espaço para a comunidade, como nós fizemos. Espero que o próximo presidente siga esse trabalho de economia, austeridade, dando atenção e valorizando o servidor que toca essa casa de forma maravilhosa e abra diálogo com o Executivo e com os vereadores, para valorizar a democracia”.

A definição da próxima composição da mesa diretora da Câmara será tomada na sessão de posse marcada para as 16h desta quarta-feira (1º). Os 15 vereadores, depois de empossados, realizam uma votação e elegem, entre si, os ocupantes das cadeiras de presidente, 1º e 2º vice-presidentes e 1º e 2º secretários. Os mandatos da mesa serão válidos para o biênio 2025-2026, com uma nova eleição no fim desse período para os dois anos finais.

Daí em diante, a nova composição da Câmara Municipal inicia os seus trabalhos. Ao longo de janeiro, a Câmara estará em recesso legislativo, mas pode ter sessões extraordinárias para debater pautas específicas nesse período. A primeira sessão ordinária deve acontecer apenas às 20h do dia 3 de fevereiro.

Se despedindo do Legislativo, Laércio Lopes projetou um trabalho positivo dos vereadores para o próximo quadriênio. “Substituir uma equipe que está trabalhando muito não é fácil. Mas o pessoal que está vindo está com gás. Tem vereadores muito bem preparados, com experiência na casa, tem uma galera nova, com um sangue novo para oxigenar a Câmara, o que é muito importante para o processo democrático. Estou com uma expectativa muito positiva, de bons trabalhos, de muita discussão, visando uma melhor qualidade de vida para a nossa população”.

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.

A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.

Busca de notícias

Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui