Segundo relatado pela vereadora Gleyce Dornelas (Novo), o senhor Edson Gama faleceu na manhã da quinta, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Seu atendimento pelo Samu teria sofrido uma demora maior uma vez que as demais ambulâncias estariam ocupadas, assim como veículos do Corpo de Bombeiros. Assim, a vereadora alertou para a situação.
“Nós perdemos um cidadão itapevense por algo que poderia ter sido evitado se nós tivéssemos um serviço de emergência estruturado no Município, com ambulâncias funcionando e uma gestão comprometida em salvar vidas. Hoje foi um dia muito triste, tenso. Até quando nós, vereadores e população, vamos aceitar essa situação. Há meses a população denuncia a falta de ambulâncias no Samu e quem paga o preço é o povo”, afirmou Gleyce.
A partir disso, as vereadoras Lucinha Woolck (MDB) e Áurea Rosa (PP) se comprometeram a repassar valores de suas emendas para a aquisição de uma nova ambulância, como explicou Lucinha: “Entrei em contato com a secretária de saúde, a Valéria (Machado) e pedi para ela remanejar um valor de emenda que eu tenho lá. Ela falou que tem como e vai providenciar a compra da ambulância”.
Esses valores repassados pelas emendas das vereadoras somariam R$ 250 mil. O vereador Dr. Marcelo Poli (PL) falou sobre a dimensão desse valor. “A gente está precisando de uma ambulância de UTI, que é mais avançada. Esse valor consegue cobrir, sim. A ambulância, a gente pode equipar com alguns equipamentos que a gente compra à parte. Você pode comprar uma básica e a Prefeitura ir equipando, nós já conseguimos um desfibrilador e um respirador”.
Ele também detalhou a situação atual do Samu em Itapeva. “Hoje o Samu tem duas ambulâncias disponíveis: uma avançada e uma básica. A avançada tem mais recursos disponíveis de alta complexidade, de doenças mais graves. Muitas vezes, a ambulância sai para transferência, levar um paciente para outra cidade, e você fica sem disponibilidade, com uma ambulância só para prestar um socorro. Se ela presta um socorro a alguém, a próxima pessoa não vai ter o socorro atendido e vão acontecer tragédias como essa. Então, tem que sair ambulância da manutenção da garagem imediatamente e ir para o Samu, não tem outra coisa para ser feita nas próximas 48h”.
O vereador Júlio Ataíde (PL) endossou as críticas sobre o déficit de ambulâncias na cidade e sugeriu um financiamento como alternativa para resolver o problema. “Nós sabemos que a Prefeitura não tem dinheiro agora, então abre-se um financiamento, manda para a Câmara o projeto de lei dizendo que precisa de tantos milhões para comprar três, quatro, cinco ambulâncias para Itapeva através do modelo de financiamento, que tem prazo, carência para começar a pagar. Sabemos da necessidade do Município e não precisa fazer apelo a vereador nenhum para aprovarmos”.
A 6ª Sessão Ordinária de 2025
Além disso, a sessão desta noite teve a aprovação em segundo turno de dois projetos de subvenção social para a Santa Casa de Misericórdia e para a entidade Teu Encontro. Outros cinco projetos de lei também passaram em primeiro turno e retornam para nova votação na próxima semana.A transmissão na íntegra da sessão está disponível através do Facebook e do Youtube da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da segunda-feira (24), sendo seguida por uma audiência pública para apresentar os resultados financeiros do Município no último quadrimestre de 2024.
Foto: Rafael Nascimento/MS