Essas matérias já tinham passado pelo Plenário na última quinta-feira (20) e voltaram a ser aprovadas na sessão desta noite – de forma unânime, sem maiores discussões. Assim, os dois projetos de lei seguem para a sanção da prefeita Adriana Duch, que também terá a possibilidade de apresentar veto à pauta.
O primeiro projeto foi apresentado pelo vereador Roberto Comeron (PP). Ele amplia o prazo para que o cidadão notificado regularize a limpeza, capina, roça ou saneio de seu terreno. Hoje, esse prazo é de cinco dias, mas, de acordo com o projeto aprovado, o período para a regularização é ampliado para 15 dias.
A outra matéria aprovada foi apresentada pelo vereador Júlio Ataíde (PL), instituindo o dia do Terço do Homens no calendário do Município, no dia 8 de setembro. O Terço dos Homens é um movimento da Igreja Católica, que consiste na oração do rosário por um grupo de homens leigos.
O autor do projeto falou sobre a pauta. “Eu frequento à Igreja de Nossa Senhora da Piedade e, lá, o Terço dos Homens surgiu em 2009, com o intuito de trazer e resgatar ainda mais essa fé dos homens, trazer mais engajamento no trabalho da igreja nas pastorais (...) O Terço dos Homens é um movimento cristão, católico, que tem o propósito de engajar homens de todas as gerações na Igreja Católica mediante um ato de fé e devoção”.
A 14ª Sessão Ordinária de 2025
Também foi aprovada uma moção, também de autoria de Júlio Ataíde (PL), registrando aplausos à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela realização da Campanha da Fraternidade 2025, que tem o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”.A sessão também teve a primeira leitura de outros três projetos de lei e uma proposta de emenda à LOM, que foram encaminhados para as respectivas comissões permanentes e podem seguir para votação em Plenário nas próximas sessões.
A transmissão na íntegra da sessão está disponível através do Facebook e do Youtube da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da quinta-feira (27).