Durante a solenidade, Vitão agradeceu pelo reconhecimento. “Essa placa vai ficar pendurada lá na Alesp, porque Itapeva está no meu coração. Isso é só o começo, eu vou ajudar ainda mais Itapeva, porque agora sou cidadão itapevense”. Ele, inclusive, se comprometeu a destinar emendas que foram solicitadas para a Apae de Itapeva e a buscar soluções para o déficit de castrações na cidade.
Ele também se disse orgulhoso de sua origem. “Quando eu fui eleito na Câmara Municipal, falaram para eu tirar o nome de ‘Cachorrão’, mas eu não quero perder minha origem, não quero esquecer de onde vim, não deixei de vender o cachorro-quente, o hot dog”.
A prefeita de Itapeva, Adriana Duch. “Hoje é um dia de grande significado para a nossa cidade de Itapeva. Foi muito bem explicado por ele mesmo o porquê de Vitão ‘do Cachorrão’. Um homem de origem humilde, que batalhou muito, se dedicou àquilo que acreditou, vendendo o seu cachorro-quente. E agora, como deputado estadual, podendo ajudar tantas outras pessoas. Esse gesto de gratidão é a maior honraria que poderíamos ofertar a quem não é nascido aqui”.
Além dos vereadores e do homenageado, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades de todo o Sudoeste Paulista, como a prefeita de Itapeva, Adriana Duch; os prefeitos de Taquarivaí, Rubinho, e de Nova Campina, Júnior da Saúde; e os vereadores Elias dos Santos (Riversul), Gilmar Garcia (Ribeirão Branco), Maurício Kerche (Guapiara) e Murilo Pontes (Itararé). O evento também teve apresentações artísticas do Projeto Bate Latas, da Apae, e da cantora Rose Camargo.
A solenidade para a entrega desse título aconteceu logo na sequência da 17ª Sessão Ordinária da Câmara. Por opção dos vereadores, a sessão foi abreviada, sem votações, justamente para não atrasar a sessão solene. Assim, as matérias que seriam votadas hoje, só entram em debate a partir da próxima segunda-feira (7).
As transmissões na íntegra da sessão ordinária e da sessão solene estão disponíveis através do Facebook e do Youtube da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da segunda, enquanto a próxima solenidade acontecerá no dia 25 de abril, com a entrega de mais três títulos de cidadania.
Vitão do Cachorrão
Nascido em Sorocaba, Vitor Alexandre Rodrigues tem 48 anos. Ele trabalhou por muitos anos como servente de pedreiro, antes de iniciar a vida de empresário no Jardim Zulmira, bairro na Zona Oeste de Sorocaba. Lá, ele instalou um carrinho de cachorro-quente que se tornou o Vitão Lanches, lanchonete na qual segue atendendo seus clientes na chapa até hoje. Também foi por lá que ele ganhou o apelido Vitão do Cachorrão.Sua trajetória política começou em 2008, quando concorreu pela primeira vez à Câmara de Sorocaba. Depois de duas tentativas sem sucesso, ele foi eleito em 2016, como o quarto nome mais votado da cidade – ranking que liderou quatro anos depois, quando de sua reeleição. Em 2022, ele concorreu pela primeira vez à Assembleia Legislativa, sendo eleito com mais de 56 mil votos. Com passagens por PSDC, PRB e MDB, ele é filiado ao Republicanos.
Hoje, ele também mantém um “Escritório do Povo”, no bairro Jardim Nova Esperança, periferia de Sorocaba, onde já atendeu mais de 30 mil pessoas. Segundo ele, o objetivo é de expandir esse atendimento para mais cidades. Ele destaca a luta pela qualidade de vida na periferia, a saúde e a moradia digna como suas principais bandeiras.
Na vida pessoa, Vitor é filho de Vera Eunice e Rubens Rodrigues. Casado com Camila, ele tem duas filhas, Paola e Julia. Atualmente, ele reside na Zona Norte de Sorocaba, cidade localizada a cerca de 200km de Itapeva.