Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Câmara rejeita abertura de comissão processante contra vereador Robson Leite

Vereador foi alvo de denúncia sobre sua postura na CEI dos Prints

Por Vítor Aguiar

Publicado em 28/11/2024 21:51
A sessão da noite desta quinta-feira (28) teve uma votação importante na Câmara de Itapeva. Os vereadores rejeitaram uma denúncia que foi apresentada por um cidadão contra o vereador Robson Leite (União). A denúncia tratava da postura do vereador enquanto relator da CEI dos Prints, mas a abertura de uma comissão processante foi rejeitada por unanimidade.

A denúncia em questão foi apresentada na última terça-feira (26), questionando a postura do vereador e o acusando de quebra de decoro parlamentar. Como Robson não poderia votar sobre a denúncia sobre si mesmo, o titular da cadeira, Rodrigo Tassinari (União) se afastou da Procuradoria Geral do Município e reassumiu enquanto vereador. A expectativa é que ele retorne em breve ao cargo de procurador e Robson reassuma na Câmara como seu suplente.

De acordo com o denunciante, o vereador teria agido de forma omissa na análise da CEI dos Prints – iniciada em setembro de 2023 e finalizada na última semana. Ele teria, segundo o denunciante, apresentado “descaso deliberado e preguiça de zelar por regras”, uma vez que, entre outros pontos, a CEI não teria tido relatório parcial (elemento obrigatório após um mês de investigação) nem respeitado os prazos, sendo finalizada com “deduções sem lógica”.

A vereadora Áurea Rosa (PP) explicou o voto contrário: “Eu e o Tarzan entramos (na CEI dos Prints) para que houvesse quórum para a investigação. Eu não quero fazer a defesa do Robson, mas a verdade tem que ser esclarecida. Foi publicamente perguntado em reuniões sobre a situação dos Galo (acusado na denúncia dos prints). E deu no que deu. Ele levou xingamento na Prefeitura”.

O vereador Gabriel Maciel (Pode) também se posicionou contra a denúncia. “Acho que temos que defender a liberdade de falas e de posições políticas dos parlamentares. É preciso respeitar a posição de cada vereador. Diante disso, entendo que não é possível cassar o mandato do vereador por conta de posições políticas adotadas no mandato. Está garantido no texto constitucional a liberdade do vereador por suas posições e palavras”.

A 79ª Sessão Legislativa

Além disso, a sessão desta noite ainda teve a votação de oito projetos, tratando de temas como isenção de ITBI para agricultores beneficiários do PNCF, arquivamento de documentos públicos, portal de transparência de entidades do terceiro setor, proteção animal e denominação de áreas públicas. A atualização completa dos projetos debatidos na sessão pode ser acessada aqui.

A sessão desta noite ainda teve o uso da Tribuna do Povo pela diretora da ONG SOS Protetores de Animais, Thereza Barros, que prestou as contas da entidade e apresentou críticas aos vereadores sobre a política adotada pelo Município na causa animal.

A íntegra da 79ª Sessão Legislativa de 2024 da Câmara Municipal de Itapeva está disponível através do Facebook da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da segunda-feira (2), com pauta inteiramente dedicada a analisar e votar a Lei Orçamentária Anual e respectivas emendas.

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.

A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.

Busca de notícias

Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui