O vereador Ronaldo Coquinho (PL) apresentou esses alunos, que já se encontraram duas vezes até agora. “Os dias de oficina do Parlamento Jovem é quando trazemos todos os direitos e deveres de forma mais lúdica. Para nós, é motivo de muita alegria, por ensinamos e aprendemos muito nas dinâmicas, no que é falado, na forma do jovem se expressar”.
O aluno João Batista, da Etec Dr. Demétrio Azevedo Jr., destacou a importância desse trabalho para a formação política dos jovens. “Estamos em um momento que a política é vista como algo muito ruim, trazem assuntos que prejudicam a visão da política, o que não é. A política é a nossa vivência diária, em um diálogo, no meio escolar, tudo isso é política. A gente precisa trazer mais da discussão política para as pessoas dialogarem”.
Thiago Bueno, aluno da Escola Zulmira de Oliveira, também endossou as discussões que são feitas no Parlamento Jovem. “Essa experiência tem sido muito transformadora. Aqui, a gente pode falar sobre política, discutir leis e o funcionamento da Câmara e desenvolver algumas habilidades essenciais para a vida, como comunicação, organização e trabalho em equipe. Mas, além disso, também nos mostra que a gente também pode fazer, que somos parte da sociedade”.
Parlamento Jovem 2025
Além de diversos alunos, alguns pais e professores e integrantes da Secretaria de Educação também estiveram presentes e acompanharam de perto os debates da sessão ordinária.Por enquanto, os membros do Parlamento Jovem já participaram de duas reuniões oficiais, a última no dia 11 de junho. Os encontros são mensais, mas como julho é o mês das férias escolares, o próximo encontro acontecerá apenas em agosto. Os trabalhos vão se estender até dezembro e podem ser acompanhados pelo Instagram oficial.
Participaram alunos da Etec Dr. Demétrio Azevedo Jr (Escola de Minas); das escolas municipais Profª Carlinda Gomes Rolim, Prof. Antônio Maisano, José Sebastião Herrera, Prof. Luiz Gonzaga Dias, Dom Silvio Maria Dário, Dirce Lara da Silva, Quilombola Prof. Juarez Costa, José Mokarzel, Profª Ivis Piedade Marques, Maria de Lourdes Ribeiro, Prof. Mauro Albano, Raphael Fabri Netto e Newton de Moura Muzel; das escolas estaduais Profª Zulmira de Oliveira, Jeminiano David Muzel, Otávio Ferrari e Silvério Monteiro; e das escolas particulares Objetivo e Luminous Sol.