Além da LDO em si, também foram analisadas 38 emendas apresentadas pelos vereadores e pela Comissão de Economia. Essas alterações no texto original acrescentam novos artigos que apontam outras prioridades planejadas para Itapeva executar no próximo ano, a exemplo da possível construção de creches nos bairros São Camilo e Amarela Velha, de uma UBS na Vila São Miguel e de uma Unidade Básica de Saúde Animal, além de questões mais teóricas, como o foco na inclusão social e no desenvolvimento urbano e econômico.
Essas emendas dependiam apenas de uma aprovação e, assim, já fazem parte do projeto final que será votado em segundo turno na próxima segunda-feira (30). Em caso de nova votação positiva na próxima semana, a LDO segue para a sanção da Prefeitura. O Executivo, por sua vez, vai usar essas bases para traçar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser apresentada nos próximos meses.
Além da LDO e da LOA, o universo das leis orçamentárias ainda tem o Plano Plurianual (PPA), que trata das prioridades do Município para o quadriênio (2026 a 2029) e os investimentos de maior porte. O projeto do PPA também deve ser apresentado nos próximos meses, ainda antes da LOA.
Quando de suas votações em primeiro turno, todas essas matérias orçamentárias precisam ser o único elemento de debate na pauta. Assim, não houve votação de outros projetos nesta quinta, além da LDO e de suas emendas.