Tribuna do Povo: Luz da Visão apresenta projeto de nova sede e luta por recursos na Câmara

Entidade trabalha junto aos deficientes visuais em Itapeva há mais de 20 anos

Publicado em 14/10/2024 20:48
No espaço reservado aos cidadãos na Câmara de Itapeva, o presidente da ONG Luz da Visão, Pedro Ubaldo, apresentou o trabalho da associação e solicitou apoio financeiro para o custeio das atividades e para a ampliação do projeto, que pretende construir uma nova sede em um terreno doado pela Prefeitura.

A ONG foi fundada em 2001, com foco na educação, saúde e assistência social às pessoas com deficiência visual em Itapeva, entre cegos totais e baixa visão. Entre os serviços e atividades prestadas pela associação, há orientação, braile, dança circular, fisioterapia, oficinas culinárias, nutricionista, alimentação, terapia em grupo, serviço social, oficinas musicais e coral.

Ubaldo revelou a existência de um planejamento para a retomada do golbol (esporte paralímpico) e criação de projetos para mobilidade no transporte público e para uma cozinha de mobilidade, além de tratativas para um projeto conjunto com a Unesp. O principal entrave, porém, seria a falta de espaço. O grupo recebeu um terreno de 2.400m² da Prefeitura para a construção de uma nova sede, mas, para isso, depende de um aporte maior, segundo Ubaldo.

“Iremos construir naquela área. Não temos recurso para terminar, mas vamos começar. Aproveito a oportunidade para pedir que, além da destinação de emendas para o custeio, mas também para a realização da obra. A Luz da Visão precisa de vocês”.

Segundo ele, a construção dependeria de um aporte de cerca de R$ 1 milhão. A associação já possui R$ 157 mil de emendas que iriam para custeio e mais alguns valores arrecadados em eventos. “Acredito que até a laje, a gente chega, mas precisamos de mais”.

Vários vereadores se comprometeram a destinar valores de suas emendas impositivas para a entidade, com Gabriel Maciel (Pode) e Saulo Leiteiro (Solidariedade) prometendo, na soma, R$ 135 mil, enquanto Débora Marcondes (PSDB), Ronaldo Coquinho (PL), Robson Leite (União) e Áurea Rosa (PP) não definiram um valor, mas também se comprometeram com a associação.

Os vereadores terão até o dia 11 de novembro para apresentar as suas emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA). Nessas propostas de alteração, eles podem tanto indicar a destinação das suas emendas impositivas (valor de cerca de R$ 600 mil que os vereadores podem destinar a serviços ou associações específicos), quanto apresentar projetos de mudanças nas destinações sugeridas pela Prefeitura.

Como não houve matérias aprovadas em comissões nos últimos dias, a Câmara não teve projetos na ordem do dia nesta segunda. Assim, não houve projetos para votação e a sessão teve apenas as falas dos vereadores e o uso da Tribuna do Povo.

Além disso, foram eleitos suplentes para as vagas que estavam desocupadas na Comissão de Legislação e na Comissão de Economia. As duas cadeiras serão ocupadas pelo vereador Gabriel Maciel (Pode), que já tinha ocupado a suplência em ambos os grupos.

A íntegra da 69ª Sessão Legislativa de 2024 da Câmara Municipal de Itapeva está disponível através do Facebook da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da quinta-feira (17).