Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript
Logo de Câmara Municipal de Itapeva
Aguarde um momento o carregamento da página

Comissão de Direitos Difusos encerra debates sobre segurança na Praça de Eventos

Segundo comandante da GCM, efetivo foi aumentado após denúncias de consumo de drogas no local
Por Vítor Aguiar
quarta-feira, 29 de outubro, 2025 - 17:24
Imagem da notícia

A Comissão de Direitos Difusos se reuniu nesta quarta-feira (29) para avançar em um debate sobre a segurança pública de Itapeva. Na pauta, denúncias de tráfico de drogas no entorno da Praça de Eventos, na região central da cidade. Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Adriano Generoso, após a apresentação das denúncias, a GCM aumentou o efetivo na região.

“Desde que chegou essa informação, a gente reforçou o policiamento no entorno. A Praça de Eventos é um local muito movimentado, até pela localização, mas quando chegou essa notícia de tráfico, nós nos colocamos à disposição. Em qualquer eventualidade, quem não vai querer socorrer uma criança, seja que hora for, ainda mais se for uma situação de perigo, vulnerabilidade. Liguem para nós, nós atendemos 24h, no 153, no 199. Quando for o caso, nós vamos solicitar o Conselho Tutelar”, afirmou Generoso.

Segundo as reclamações, apresentadas por representantes da lanchonete McDonald’s no fim do mês passado, a região no entorno do restaurante e da praça estavam sendo frequentadas por usuários e traficantes de drogas, incluindo crianças e adolescentes. Mas, de acordo com a conselheira tutelar Élida Rinaldo, presente na reunião desta quarta, essa denúncia nunca chegou ao Conselho.

“Nós recebemos uma comunicação de que, uma vez, existia uma mãe com uma criança em frente à McDonald’s, pedindo ajuda. Então, a gente pergunta: qual o direito violado dessa criança? Se essa mãe estava pedindo ajuda, será que não era fome? A criança estava junto à mãe. Não cabe ação nossa, abordagem social não cabe ao Conselho Tutelar, nunca recebemos que teria criança ou adolescente consumindo droga lá”.

Ela prosseguiu. “Foi a única vez que a empresa entrou em contato com o Conselho Tutelar. Temos plantonistas todos os dias e recebemos comunicados da GCM. Essa foi a única vez que a GCM relatou que teria uma mãe com uma criança lá na frente, não nos falaram de drogas nem nada disso. E se envolve drogas, não cabe ao Conselho Tutelar, mas à Polícia”.

Como os denunciantes não estiveram presentes, a presidenta da comissão, Gleyce Dornelas (Novo), encerrou as discussões sobre o tema, mas deixou as portas abertas para qualquer denúncia. “Nossa comissão está aberta para receber qualquer tipo de solicitação de qualquer munícipe e vamos procurar averiguar, porque o nosso papel é fiscalizar. Por isso que nós recebemos todos os envolvidos e tentamos esclarecer tudo para a população e até para a empresa”.

As reuniões

Além desse encontro, a tarde também teve uma reunião da Comissão de Saúde. Era esperada a participação da secretária de Saúde, Karen Grube, mas problemas de agenda impediram que ela estivesse na Câmara. Assim, o grupo decidiu levar o debate ao Plenário, solicitando a convocação da secretária na sessão da quinta-feira da próxima semana, dia 6.

As transmissões de todas as reuniões estão disponíveis por meio do Facebook da Câmara Municipal.


Arquivo de Notícias

Buscar no Portal