Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Câmara aceita denúncia e cria nova comissão processante contra prefeito

Denúncia aponta erros do prefeito Dr. Mario Tassinari no trato com uma investigação da Câmara aberta no ano passado

Por Vítor Aguiar

Publicado em 19/08/2024 21:41
Mais uma comissão processante contra o prefeito Dr. Mario Tassinari foi aberta na Câmara de Itapeva nesta segunda-feira (19). Os vereadores aceitaram uma denúncia apresentada horas mais cedo. O grupo que vai conduzir a investigação será composto pelos vereadores Débora Marcondes (presidenta), Roberto Comeron (relator) e Robson Leite.

A comissão processante surgiu a partir de uma denúncia do cidadão Maurício Machado Coelho, que tratou do silêncio do Executivo frente aos trabalhos da CEI 02/2023, que vem investigando uma série de prints de um assessor do prefeito. Frente à falta de respostas da Prefeitura, a denúncia foi apresentada para que uma nova investigação seja feita na forma da processante, mecanismo que pode terminar com a cassação do prefeito.

O denunciante listou as supostas infrações do prefeito ao decreto lei 201/1967, lei federal que rege as comissões processantes e as cassações. Entre essas questões, o prefeito teria impedido o funcionamento da Câmara e o exame de documentos da Prefeitura e faltado com o decoro do cargo, além de não atender convocações e pedidos de informações da Câmara.

A aceitação da denúncia foi aprovada por 10 votos a três. Votaram a favor Áurea Rosa (PP), Débora Marcondes (PSDB), Gabriel Maciel (Podemos), Gessé Alves (PSDB), Roberto Comeron (PP), Júlio Ataíde (PL), Lucinha Woolck (MDB), Marinho Nishiyama (Novo), Tarzan (PP) e Ronaldo Coquinho (PL); enquanto Celinho Engue (PDT), Robson Leite (União) e Saulo Leiteiro (SD) votaram contra. Estiveram ausentes Laércio Lopes (PL) e Vanessa Guari (Republicanos).

Agora, com o recebimento da denúncia, o processo segue com os trabalhos da comissão processante, que vai investigar e analisar a denúncia, juntando eventuais provas e garantindo direito à defesa ao denunciado. Caso a denúncia não seja arquivada, ao fim dos trabalhos (no máximo 90 dias), a comissão elabora um parecer final e solicita uma sessão de julgamento, na qual pode ocorrer a cassação.

Esta não é a única processante em andamento. Em 11 de julho, outro grupo foi aberto para investigar denúncias na gestão da educação. Essa comissão é composta pelos vereadores Júlio Ataíde, Marinho Nishiyama e Roberto Comeron e ainda tem pouco menos de dois meses para concluir seus trabalhos.

Mais pautas

Além disso, a Câmara ainda votou a favor de duas homenagens: uma denominação de rua no Jardim Beija-Flor (aprovada em 1º turno) e um título de cidadania itapevense. Esse último foi concedido ao empresário Reinaldo Dias de Pontes, dono de uma rede varejista responsável por mais de 100 empregos diretos em Itapeva. A pauta, proposta pela vereadora Débora Marcondes (PSDB), dependia apenas de aprovação em turno único.

Mas com o nome de vias públicas é diferente, já que os projetos de lei precisam ser aprovados em dois turnos. Nesta segunda, aconteceu a 1ª aprovação do nome Moyses Ferreira de Mello à travessa da Rua Helena Hussne, no bairro Jardim Beija-Flor. O projeto foi apresentado pelo vereador Robson Leite (União), em memória de um ex-ferroviário de Itapeva, falecido em 2016.

Além disso, também foi aprovado um requerimento do vereador Ronaldo Coquinho (PL), questionando à Sabesp sobre a possibilidade de prolongamento da rede de água na Rua Maria Alves Soares (Marieta), no Alto da Brancal.

A 54ª Sessão Legislativa

Durante os períodos de tema livre e explicação pessoal, os vereadores Áurea Rosa (PP), Tarzan (PP), Celinho Engue (PDT), Gabriel Maciel (Podemos), Robson Leite (União) e Marinho Nishiyama (Novo) falaram. O principal tema tratado foi a abertura da comissão processante, mas também entraram em pauta problemas de urbanismo e habitação, chegadas de empresas e investimentos em Itapeva e deficiências na saúde pública.

A íntegra da 54ª Sessão Legislativa de 2024 da Câmara Municipal de Itapeva está disponível através do Facebook da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da quinta-feira (22).

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.

A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.

Busca de notícias

Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui