Após pedidos de pais e professores, Câmara aprova lei que revoga cargos de monitor de educação básica
Em meio a uma série de debates sobre o suporte aos alunos PcD nas escolas, a Câmara de Itapeva aprovou três projetos de lei redefinindo os cargos que dão suporte a essas crianças. Em duas sessões nesta segunda-feira (15), os vereadores votaram a revogação da criação de 50 cargos de monitor de educação básica, a criação desses mesmos cargos com outra atribuição e a criação de cargos de professor de suporte especializado.
Os cargos de monitor de educação básica tinham sido criados há duas semanas, quando a Câmara aprovou um projeto apresentado pela prefeita Adriana Duch. Após críticas de pais e professores, porém, a Câmara propôs a revogação dessa matéria e a partir disso, o vereador Júnior Guari (Republicanos) apresentou um novo projeto criando esses cargos, mas com alteração nas atribuições e aumento da carga horária de capacitação (de 80h para 180h).
Além disso, ele também propôs a criação de um outro cargo: o de professor de suporte especializado. Essa função deve será ocupada por servidores concursados com nível superior em pedagogia e atribuição voltada diretamente ao trabalho colaborativo com os demais profissionais da educação no apoio de alunos com deficiência.
Mas, mesmo com a aprovação, o Guari não se mostrou otimista com as criações desses cargos. “Esses projetos são inconstitucionais. Meu objetivo é provocar o Executivo a mandar esses projetos para a Câmara. A prefeita vai vetar, mas que fique a reflexão e, no ano que vem, ela esteja mandando esse projeto para cá, porque esse projeto não é meu, mas de todas as pessoas que têm filhos atípicos”, opinou o vereador.
Assim, com a aprovação, os três projetos seguem para sanção da prefeita Adriana Duch, que terá a opção de vetar ou sancionar as matérias. Em caso de veto, os projetos voltam para a Câmara. Com isso, o processo de sanção ou veto dessas três pautas pode se estender até fevereiro e, até lá, não representam nenhum impeditivo à sequência do processo seletivo já em vigor para a contratação dos monitores de acordo com a lei aprovada anteriormente.
Entenda o caso
Essa história começou no fim de novembro, quando a Secretária da Educação, Geni Müzel, visitou a Câmara duas vezes para defender uma aprovação imediata da criação desses cargos de monitor de educação básica. Entre outras atribuições, esses servidores seriam responsáveis pelo acompanhamento dos alunos com deficiência.
A matéria foi aprovada no dia 1º e pouco depois, a Prefeitura sancionou (oficializou a transformação do projeto aprovado em lei) e divulgou o edital de um processo seletivo que está correndo para a contratação desses profissionais.
Hoje, essa função vem sendo exercida por professores eventuais, que têm a formação na área pedagógica, mas com a criação desse cargo, a responsabilidade passa aos monitores, que são pessoas com ensino médio e um curso de formação de 80h ministrado pela Secretaria de Educação.
A alteração não agradou a pais e professores, que compareceram a todas as sessões da Câmara desde então para conversar com os vereadores e pedir a revogação do projeto, além de apresentar diversas outras demandas das mães atípicas de Itapeva. Assim, surgiram os três projetos aprovados nesta segunda.
A voz dos pais
Representando o grupo de mães, pais e professores, o cidadão Adriano Trindade, pai de uma criança autista, se inscreveu para fazer uso da Tribuna do Povo e debater esse tema diretamente do centro do Plenário. Ele defendeu a revogação dos cargos de monitor de educação básica, mas afirmou que isso ainda é insuficiente frente às necessidades dos alunos.
“Monitores não substituem acompanhantes terapêuticos. Decreto nacional nenhum impede o Município de fazer mais que o mínimo (...) A escola é o principal ambiente de aprendizagem e socialização dessas crianças. O acompanhante terapêutico impede que crises evoluam para situações de risco. Ele pode ser formado pela própria rede municipal, com apoio de pedagogos, psicólogos, profissionais de licenciatura, técnicos. O que importa é formação continuada mais supervisão técnica é, não apenas permitido, como obrigação”, opinou.
Ele também criticou a forma como o projeto anterior foi elaborado. “Faltou um respeito, ficou escancarada a falta de noção sobre a realidade do Município. Não houve domínio técnico sobre o tema, não houve entendimento sobre a complexidade das demandas do transtorno do espectro autista, não houve preparo mínimo para discutir a questão”.
A 80ª Sessão Ordinária de 2025
A noite também teve a aprovação de dois outros projetos de lei que já tinham passado em primeiro turno na semana passada. As matérias tratam de licenciamento expresso e de incentivo ao emprego nos bairros.
Antes da sessão, os vereadores já tinham se reunido com representantes da Polícia Militar para debater sobre integração de trabalhos entre o Executivo, o Legislativo e a PM.
A transmissão da sessão na íntegra está disponível através do Facebook e do Youtube da Câmara. A próxima sessão está marcada para as 20h da quinta-feira (18).
Arquivo de Notícias
Projeto que dá transparência ao IPTU e ao ITBI é aprovado na Câmara
11 de dezembro, 2025 - 21:48
Em votação dividida, Câmara aprova contas públicas da Prefeitura em 2023
11 de dezembro, 2025 - 20:38
Comissão de Economia dá parecer negativo sobre contas da Prefeitura em 2023, que seguem para votação em Plenário
09 de dezembro, 2025 - 16:31
CEI das Licitações apresenta relatório parcial e define continuidade das investigações
09 de dezembro, 2025 - 13:15
Câmara aprova repasses a Lar do Amor e Código de Honra e projeto que viabiliza renovação com a Adesai
08 de dezembro, 2025 - 21:29
Diploma de Voluntário: Câmara homenageia lideranças da solidariedade de Itapeva
05 de dezembro, 2025 - 22:38
Câmara aprova LOA em 2º turno e encerra debate sobre matérias orçamentárias de 2026
05 de dezembro, 2025 - 08:37
Comissões encaminham para votação projetos que reconhecem o Abala Itapeva e a Queima do Alho
02 de dezembro, 2025 - 17:08
Câmara aprova projeto para criar 50 cargos de monitor da educação básica na Secretaria de Educação
02 de dezembro, 2025 - 09:15
Projeto que cria cargos de monitor de educação básica segue para votação na Câmara
28 de novembro, 2025 - 13:49
Câmara inicia aprovação do orçamento do Município para 2026
27 de novembro, 2025 - 22:05
CEI das Licitações pede documentações e esclarecimentos sobre contratos na Secretaria da Saúde
26 de novembro, 2025 - 15:29
No penúltimo encontro, Parlamento Jovem conhece a Alesp, em São Paulo, e aprende mais sobre processo legislativo
26 de novembro, 2025 - 11:18
Câmara aprova contas de 2022, criação do Samuvet e mais seis novos projetos de lei
24 de novembro, 2025 - 22:04
Orçamento de 2026 segue para votação na Câmara com 426 emendas
24 de novembro, 2025 - 17:35
Comerciário Dedicado do Ano: Câmara homenageia funcionários do comércio de Itapeva
18 de novembro, 2025 - 22:40
Contas públicas de 2022 recebem parecer negativo na Comissão de Economia e seguem para votação no Plenário
18 de novembro, 2025 - 17:13
Secretária de Saúde apresenta números de licitações, cirurgias e transportes em 2025
18 de novembro, 2025 - 12:12

Câmara Municipal de Itapeva/SP